Crime de trânsito corresponde à prática de um ato em desobediência à Lei e tem um resultado danoso. Nessa espécie, além do procedimento administrativo haverá um processo judicial penal, de acordo com o artigo 291 do CTB.
Os crimes de trânsito estão elencados nos artigos 302 a 312, e todos possuem previsão de pena com prazo mínimo de 6 meses e máximo de 10 anos de reclusão, além de suspensão ou a proibição do direito de dirigir. Contudo, a norma em estudo, não considera que os crimes de trânsito sejam cometidos com intenção de projetar o dano.
Os crimes mais graves são os que levam as vítimas de trânsito à morte, ou lhes causam lesão corporal. Por isso, a pena terá a dosimetria de até 10 anos – essas possibilidades de crime de trânsito estão expressas nos artigos 302, 308 § 2º e 303 todos do CTB. E nesses casos há a suspensão ou a proibição do direito de dirigir.
Outro crime relacionado a acidentes com vítimas é praticado pelo condutor do veículo que não presta socorro à vítima, ou solicitar auxílio da autoridade pública, nesse caso a pena é detenção de 6 meses a 1 ano ou, multa se o caso não der resultado mais danoso à vítima. Não importa porém, se a vítima teve morte instantânea ou ferimentos leves.
Relacionado a essa omissão, temos outro tipo penal, que é afastar-se do local do acidente, incorrendo na mesma pena da omissão anterior, de 6 meses a 1 ano ou, multa.
O mais polêmico de todos os crimes de trânsito em espécie está expresso no artigo 306 do CTB, que é cometido pelo condutor de veículo automotor, com sua capacidade psicomotora alterada em razão da influência de consumo de bebidas alcoólicas ou outra substância que cause dependência. Nesse aspecto a Lei reduziu o limite tolerável a 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, próximo a zero.
A polêmica está na produção de prova contra si mesmo, reduzindo significativamente o contraditório e a ampla defesa, sendo certo que é direito de qualquer condutor não se submeter ao exame. Entretanto, a suspensão do direito de dirigir se dá da mesma forma se tivesse submetido ao exame e o exame detectasse valor, sem submeter-se ao estado de flagrância. A pena nesse caso é de detenção de seis meses a três anos, multa, suspensão ou proibição do direito de dirigir.
Mas se dessa ação, dirigir sob influência de álcool ou outra substância toxica e, causar o dano à vítima de morte ou lesão corporal, há a intenção eventual de projetar o dano, aí temos que será o crime cometido com dolo.
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Deixar um comentário